Ao longo de uma série(Revolução Virtual) produzida pela BBC de Londres, o produtor Joe Wade lançou no ar a seguinte pergunta: Que preço pagamos pelo livre acesso à informação na Web?
Termos esquisitos usados em pesquisar na internet, tais como, "cão que urina em tudo", "como fazer uma bomba", "como ficar rico sem trabalhar", "60 homens solteiros", estão entre uma infinidade dos termos de pesquisa mais usados. O mais impressionante é que, segundo constatou a AOL, em muitas, senão na maioria dessas pesquisas, os usuários tem a ilusão de que esses dados não estão sendo monitorados, quando na realidade estão. Muitas pessoas acreditam, ainda que inconscientemente , que há uma forte relação entre o ato de navegar pela rede e uma sensação de liberdade e privacidade, deixando-as expor muitas vezes seus pensamentos e sentimentos mais íntimos, inclusive coisas que dificilmente compartilhariam com outras pessoas no seu cotidiano, nem mesmo num diário. O fato é que isso tem um preço.

O fato é que, em pleno século 21 a moeda de troca passou a ser a informação, e as empresas de forma geral vislumbram formas de ganhar dinheiro por meio dela. É claro que muitas dessas mudanças acontecem de maneira ainda muito sutil, quase imperceptível, mas é valido o debate para saber até que ponto é aceitável, ou ético, negociar com base em dados da vida privada disponíveis em megabites.
Saiba mais no site da BBC International
Fonte: BBC de Londres(Technology News). Paying the price for a free web
Edição e versão brasileira por Cleyton Saraiva
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