quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Twitar é preciso?

Confesso que até hoje eu não entendi a verdadeira utilidade do twitter, nem sei se utilidade é o termo mais adequado para definir a novidade. Há quem confesse estar viciado no ato de twitar. Escrever textos pequenos, com número limitado de caracteres está entre as maiores febres da Web e continua arrastando uma legião de internautas por aí afora. O fato é que com o Twitter ocorreu uma 'aproximação' de pessoas ditas comuns, como eu e você, e das celebridades. Famosos escrevem coisas do seu cotidiano e, não raro, cometem deslizes revelando intimidades ou coisa pior. Acompanhar, seguir o twitter de alguém pode ser sinônimo de fiscalizar  a vida alheia e o mais engraçado, com toda a complacência . Outro dia, até a Xuxa teve que dar explicações no Twitter, porque sua filha Sasha postou a seguinte frase “Oi gente sou eu Sasha. Estou aqui filmando o novo filme da Xuxa, e vai ser um ótimo filme, tenho que ir vou fazer uma sena com a cobra”. Xuxa tentou amenizar o flagrante erro de português da filha dizendo que a menina foi alfabetizada em inglês, e ainda completou, dizendo-se chateada: "Vou pensar muito em colocar ela pra falar com vocês, ela não merece ouvir certas m…”.  Outro episódio, agora envolvendo a cantora Sandy, foi notícia nos jornais depois que a cantora questionou no microblog a atenção 'exagerada' que o Brasil estava dando às vítimas do Haiti, gerando polêmica. Por outro lado, só abrindo um parênteses, seria muito interessante que os políticos twitassem sobre tudo o que fazem 24 horas por dia, talvez assim o controle sobre eles pudesse ser mais efetivo, né! Poderíamos ficar aqui dias inteiros falando de gafes envolvendo famosos e anônimos, mas a grande questão é saber até que ponto podemos sair por aí aderindo às novidades do mundo virtual, seja o Twitter,  Orkut, Facebook ou outras, que nem sequer vingaram. Quem sabe o grande segredo seja saber como distinguir uma tendência daquilo que pode ser só puro modismo. Então, twitar é mesmo preciso?

por Cleyton Saraiva

6 comentários:

  1. Primeiramente,gostaria de lhe parabenizar pela qualidade do artigo.Bom,uso o twitter para me informar das atualidades e até mesmo divulgar meus artigos,mas nem todos usam o twitter de uma maneira "correta",talvez o termo não fosse correto,mas é que o mais encaixa no momento.Tenho visto muitas pessoas fazendo do twitter um canal de fofocas de insultos,pornografia e tantos outros assuntos,algo que é não novidade,não é? A internet se tornou uma bagunça e o ditado "A casa da mãe joana" é algo que se encaixa nesse contexto.Mas se twittar é preciso,isso depende da visão de cada um.

    []'s

    ResponderExcluir
  2. Oii amiguinho.
    Muito bom seu post.Eu concordo com você, na verdade tenho twitter, mas não uso porque tambem nem me interessei por saber mexer.Para mim a importancia do twitter só é mais uma forma de divulgar meu blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Muita coisas interessantes tem surgindo na internet todos os dias. Sabendo escolher aquelas que melhor se adaptam aos nossos interesses e utiliza-las de forma racional é a melhor forma de tornar a internet uma experiência agradável e útil também. Muito obrigado pelo comentário. Fique a vontade para nos visitar sempre que desejar. Abração.

    ResponderExcluir
  4. Uso o twitter como uma forma de divulgação para o meu blog, fiz uma análise levantando os horários de pico onde se encontram mais usuários acessando o sistema e isso me ajudou muito. Pois voce sabendo os horários de pico, voce pode com isso mandar suas notícias em horários e dias onde suas matérias terão um maior numero de acesso e alcance.

    Se voce saber usar o twitter em seu favor, voce verá que ele pode se tornar uma grande ferramenta de divulgação para seu site/blog e seus trabalhos.

    Forte Abraço

    Ivan Ferreira.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza Ivan, assim como eu disse para a Mary eu digo pra você. Sabendo usar as ferramentas(twiter, facebook ou outras) que melhor se adaptam aos seus interesses e, sobretudo, de forma racional, a experiência com a internet será útil e agradável. Muito obrigado pelo comentário. Fique a vontade para nos visitar sempre que desejar. Abração.

    ResponderExcluir