sexta-feira, 5 de março de 2010

Bloggers novatos e perdidos. Qual o caminho do sucesso? (Parte I)


A minha tarefa de hoje é compartilhar com vocês algumas das dificuldades encontradas não só por mim, mas pela maioria dos blogueiros iniciantes que buscam ter sucesso. A universalidade e velocidade com que milhões de informações circulam diariamente na internet são, hoje, um atraente e promissor nicho de mercado, sobretudo, para quem gosta de expor idéias, opiniões e outros assuntos. Dentro desse contexto, os blogs apresentam-se como uma forma bastante eficiente de fazer dinheiro rapidamente e com baixo ou nenhum investimento, apenas usando a rede mundial de computadores. Entretanto, assim como no mundo real, na 'blogosfera'(termo inventado para definir o "mundo" virtual habitado pelos blogueiros e seus blogs) nem sempre as coisas são o que parecem ser, pelo menos no início. Ao se deparar com o verdadeiro emaranhado de códigos, informações, linguagens de programação e uma infinidade de ferramentas, muitos acabam desistindo, pois além de não saber manusear tais ferramentas, esperam ter retorno financeiro no menor tempo possível, o que nem sempre acontece. Então, diante de  todas essas dificuldades presentes as coisas começam a caminhar diferente do esperado, afugentando os aventureiros e causando desânimo, é nesse momento que muitos acabam simplesmente 'jogando a toalha'!

Alguns aspectos técnicos podem ser determinantes para o sucesso ou fracasso de blogs, e nesse contexto, a título exemplificativo coloco aqui alguns deles:

1- Conhecimento da linguagem HTML. Fundamental para quem deseja tornar sua pagina mais funcional ou, com aspecto mais profissional;
2- Conteúdo. Quem procura uma informação, deseja sempre que possível(muitas vezes por questão até de tempo), obter o maior número de informações, com o maior número de precisão e qualidade;
3- Anúncios. O mal posicionamento dos anúncios pode torná-los praticamente invisíveis, mas o excesso deles pode causar repulsa nos visitantes;
4- Redação.Textos mal redigidos, com erros grosseiros de ortografia, regência, causam uma péssima impressão;
5- Otimização e Análise.Saber utilizar ferramentas de análise ou estatísticas. Exemplo: Google Adsense, Google Analytics e etc.
6- Visibilidade. É imprescindível saber onde e como divulgar o seu conteúdo, atingindo o maior número possível de visitantes; 
7- Ramo. Qual é a verdadeira vocação do seu blog? O ideal é falar de assuntos que se tem o mínimo de conhecimento.
8- Fidelização. Fidelizar o leitor é fundamental, para agregar conhecimento e qualidade dos clicks(leia-se clicks nos anuncios).
Alguns sites ensinam de forma muito didática como ir corrigindo essas pequenas falhas, até que se chegue em um padrão razoável de qualidade. É claro, que a perfeição é algo a ser constantemente perseguido. O sucesso de um blog, se alcançado, certamente será fruto de muito trabalho, dedicação e PERSISTÊNCIA. Procure não desistir antes de saber o que realmente faltou ao seu projeto. Seja criterioso e procure agregar valor ao seu produto. Tratar seu visitante como cliente, ajuda a fidelizar e atrair um público cada vez maior. Nunca desista, pois muitas vezes, você está no caminho certo e, por esse ou aquele motivo, acaba desistindo quando já estava prestes a começar a ter bons resultados.
Não custa tentar aprender com quem teve sucesso e está disposto a ensinar, então procure conhecer sites de blogueiros de renome e o que eles tem a passar de experiência, porque certamente eles também tiveram dificuldades semelhantes no começo.

Quer saber mais?

Para finalizar, eis uma pequena lista de blogs que ensinam de forma muito didática, como melhorar o seu blog, tornando seu site mais eficiente e lucrativo


Espero que, compartilhando dessas experiências e percepções, eu tenha ajudado você que está iniciando como blogueiro e acredito que seguindo algumas dessas dicas vai melhorar bastante a qualidade do seu produto. Até o próximo post!

Por Cleyton Saraiva
Imagem: Flávio Simonetti(com alterações)

terça-feira, 2 de março de 2010

Incrível! Barata Voadora anda sobre apresentadora de Jornal na Paraíba! Ao vivo!

A jornalista apresentava o telejornal "Bom Dia Paraíba", de uma filial da Globo, quando de repente uma barata voou sobre a sua roupa. Apesar do susto, a apresentadora mostrou muito jogo de cintura para lidar com a situação inusitada. Veja o vídeo! É incrível!





Fonte: YouTube

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Utilidade Pública. Internet a serviço das vítimas de terremoto no Chile

O Google disponibilizou um link para facilitar a busca por informações de amigos e parentes de vítimas do terremoto que abalou o Chile neste sábado, 27 de fevereiro de 2010. Através do Chile Person Finder, é possível procurar ou dar informações a respeito de pessoas que estavam no país no momento do abalo sísmico(veja a intensidade do abalo na figura abaixo).  O serviço de busca também foi disponibilizado após o terremoto que sacudiu o Haiti em janeiro deste ano, matando mais de 260 mil pessoas. Na catástrofe do Haiti, foram feitos mais de 57 mil registros no portal. Vivemos na Era da Informação e, sendo assim, nada mais oportuno que usar a tecnologia da informação a serviço da solidariedade. Parabéns ao Google pela iniciativa!
por Cleyton Saraiva

















Vacina contra Gripe A causa polêmica no Brasil

No Brasil, pessoas pedem para que vacina chegue a todos. Na Europa, países têm que vender excedente de remédios.

O anúncio de que o Brasil irá imunizar 92 milhões de pessoas contra agripe A (H1N1) acontece em um momento conturbado. Ao mesmo tempo em que diversos países estão tentando vender vacinas que compraram e acabaram não sendo utilizadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) se defende de críticas de que houve exagero nos avisos sobre a nova gripe.
Margaret Chan, diretora-geral da OMS, declarou que a entidade manterá o alerta máximo sobre o vírus H1N1. Uma das grandes expectativas do órgão é sobre o que vai ocorrer durante o inverno no Hemisfério Sul, quando está prevista mais uma onda da nova gripe.
O governo brasileiro diz estar se preparando. Além da compra já prevista de 83 milhões de doses de vacina, o Ministério da Saúde anunciou a compra de mais 30 milhões de doses e a inclusão de mais uma faixa etária no programa de imunização, previsto apenas para a parcela mais vulnerável da população. 
Mas enquanto abaixo do Equador os países se preparam para uma guerra contra o vírus com a chegada do frio, os países do Norte saem de uma batalha tranquila, e partidos de oposição atacam governos por terem supostamente desperdiçado recursos com a compra de imensos lotes de imunizantes.
A França, por exemplo, gastou US$ 1,2 bilhão (R$ 2,09 bilhões) em vacinas. Dos mais de 60 milhões de habitantes, contudo, apenas cinco milhões foram vacinados, e o país tenta vender o excedente de medicação. Além da baixa procura, provou-se que apenas uma dose é suficiente - e não duas como se imaginava. 
Nos EUA, mais de 126 milhões de doses foram compradas desde outubro de 2009, mas só 75 milhões de norte-americanos foram vacinados. O baixo comparecimento está fazendo as clínicas de vacinação espalharem cartazes chamando para a imunização em rodeios e até em danceterias.
O excedente de vacinas no Norte traz alívio para o Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, um dos motivos da compra extra se deve à maior oferta de imunizantes no mercado. Mas apesar de o país prever vacinar mais pessoas do que o mínimo recomendado pela OMS, muitos brasileiros reclamam que o medicamento deveria chegar a toda a população.

Fonte: G1/ São Paulo