sábado, 13 de fevereiro de 2010

Chocolate amargo pode evitar problema cardiovascular


O chocolate foi descoberto pelos mexicanos e introduzido na Europa por meio dos espanhóis. Rico em caloria e em gorduras saturadas, quando é consumido em grande quantidade pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, os níveis de colesterol e o peso corporal.
Danielli Botture, nutricionista da RG Nutri, diz que a boa notícia é que o chocolate amargo é composto por uma alta concentração de cacau, que possui flavonóides. Estas substâncias têm função antioxidante, que diminuem os radicais livres --responsáveis pelo envelhecimento das células.
"Os flavonóides colaboram para a diminuição de placa de gordura nas artérias. A gente consegue evitar que ocorra algum tipo de doença cardiovascular ou então algum tipo de parada cardíaca", explica a nutricionista.
De acordo com Botture, porém, a versão amarga do alimento deve ser ingerida de maneira moderada, pois contém muito açúcar e gordura saturada.
Segundo Botture, os tipos do produto apresentam diferença de valor calórico. Para cada cem gramas de chocolate amargo, a média de calorias fica entre 550 e 570. Já o chocolate branco pode chegar à 700 calorias para a mesma quantidade do alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário